3 de junho de 2007

Citando a infância - parte 8

Preciso começar este post comentando outra vez o título do blog. A idéia do "Flor-e-Sendo" é crescer e evoluir, sempre. E nada é tão importante para se construir um futuro quanto uma base, uma história. Como já disse: acredito que um passado, mesmo esquecido, influi no presente. Então tenho as minhas histórias todas guardadinhas aqui, no meu arquivo mental, para sempre aprender com elas.

Costumo olhar o céu, toda madrugada. É quando, geralmente, ele está mais limpo, mais bonito. (Acabei de voltar do banheiro e adiar o banho por lembrar que fazia isso quando criança.) Morava numa casinha simpática, com janelas de madeira que me pareciam enormes, devido ao meu tamanho. Costumava abri-las antes de dormir para olhar pro alto e receber a última dose de alegria do dia. Ficava por longos minutos me imaginando no meio daqueles pontos brilhantes, passeando, admirando. E era também gostoso voltar ao chão pois, bem em frente à minha janela, ficava uma amendoeira bem alta - tudo em maiores proporções, pelo meu olhar infantil - que abrigava montes de bichinhos, ao pôr do sol. Ali eu via pica-paus, cigarras, formigas gigantes, mais passarinhos de várias espécies, micos brincalhões que me roubavam bananas... Mas eu era criança, e as sombras tinham o papel de me amedrontar. Quando elas lembravam disso, trabalhavam e eu fechava a janela, com medo. Ainda assim, ia dormir satisfeita. Eu tinha viajado longe, sem sair da janela. A sensação de liberdade era inexplicavelmente forte.
Mudamos. Hoje moro numa casa com janelas de ferro, com grades. Continuo o meu ritual durante as madrugadas de insônia (todas), mas não sinto mais aquela liberdade. Engraçado como as pequenas coisas boas me fazem falta. Fico escolhendo o melhor ângulo entre as grades para observar o céu e o pé de jambo, que fica próximo à janela do meu quarto. Sorte, a minha. Ao menos posso ouvir o barulho dos bichinhos que teimam em fazer arruaças ao meu redor. Mas ainda assim sinto falta de poder pôr a cabeça para fora e ver o que quiser.
Enfim.
Todas as casas deveriam ter janelas de madeira e pica-paus no quintal.
Acreditem.


P.S.: Agora vou ao meu banho.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola!!

primeira vez que comento por aqui, ma preciso dizer q acho o seu blog uma graca!!!!

tenho um blog (junto com mais tres amigos) e sei q nao e facil manter a "casa sempre em ordem".

vc parece q consegue!! hihihi

enfim...vou voltar com frequencia. espero q apareca no nosso qdo tiver um tempinho.

www.simpessoas.blogspot.com
beijos